Doenças que Reprovam em Concurso Público e Impedem de Assumir o Cargo

Os concursos públicos são cada vez mais disputados, e isso não é novidade para ninguém. Mas, além da preparação necessária para passar no certame, é preciso estar em dia com a saúde.

A saúde é um dos principais requisitos para a participação em concursos públicos. Isso porque, para exercer qualquer função pública, é preciso estar apto a cumprir com todas as exigências do cargo, inclusive física e mentalmente.

No entanto, existem algumas doenças que podem impedir o candidato de participar do certame ou até mesmo de assumir o cargo, caso seja aprovado.

Neste artigo, vamos listar algumas dessas doenças e explicar como elas podem afetar a vida do candidato a um concurso público.

Doenças que reprovam em concurso público: saiba quais são e como se prevenir.

Assinatura concurso preparatório Gran Cursos Online

Veja também:

O que impede de tomar posse em concurso público?

Não pode prestar concurso público quem não se enquadra nas condições mínimas exigidas para qualquer concurso, tais como nacionalidade brasileira, gozo dos direitos políticos, dentre outros, conforme mencionado acima.

Além disso, o edital do concurso deve ser rigorosamente observado pelos candidatos. Qualquer informação omitida ou equivocada na hora da inscrição poderá eliminar o candidato automaticamente do certame.

Outro detalhe que pode impedir de tomar posse em concurso público é uma doença grave. A doença pode ser física ou mental, e deve impedir o candidato de cumprir as exigências do cargo para o qual concorreu.

Veja também como funciona a nota de corte e a classificação em concursos públicos.

Principais doenças que reprovam em concurso público

Quando se trata de concursos públicos, há algumas doenças que podem impedir que você seja aprovado. A seguir, listamos algumas dessas doenças que reprovam em concurso público:

Doenças no sangue

As doenças que mais reprovam em concurso público são aquelas que afetam o sangue. Algumas dessas doenças são: anemia, leucemia e hemofilia.

Doenças oculares

As doenças oculares são uma das principais causas de reprovação em concursos públicos. A acuidade visual é um dos critérios mais importantes para a seleção de candidatos, e qualquer deficiência visual pode levar à reprovação.

Entre as doenças oculares mais comuns que podem causar a reprovação em concursos públicos estão a catarata, a glaucoma, a degeneração macular e a retinopatia diabética.

  • A catarata é uma doença que causa o opacificação do cristalino, o principal componente do olho.
  • A glaucoma é uma doença que causa o aumento da pressão intraocular, o que pode levar à perda da visão.
  • A degeneração macular é uma doença que afeta a mácula, a parte central da retina responsável pela visão nítida.
  • A retinopatia diabética é uma complicação da diabetes mellitus que afeta a retina e pode causar cegueira.

Pessoas com essas e outras doenças oculares geralmente apresentam sintomas como baixa acuidade visual, alterações na visão de cor, visão turva e outros problemas de visão.

Se você apresentar qualquer um desses sintomas, consulte imediatamente um oftalmologista para avaliar sua condição e receber o tratamento adequado.

Doenças endócrinas e metabólicas

As doenças endócrinas e metabólicas são doenças que afetam o funcionamento do sistema endócrino e do metabolismo.

O sistema endócrino é o conjunto de glândulas que produzem hormônios, substâncias químicas que regulam o funcionamento do corpo.

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo e permitem a transformação de nutrientes em energia.

As doenças endócrinas e metabólicas que reprovam em um concurso público podem ser divididas em três grandes grupos: as doenças da tireoide, as diabetes e as obesidades.

Doenças de audição e ouvido

Os problemas de audição podem ser divididos em dois grandes grupos: a perda auditiva neurossensorial e a perda auditiva neurosseletiva.

A perda auditiva neurossensorial é causada por danos nos nervos ou nas células do ouvido interno que processam os sinais sonoros.

A perda auditiva neurosseletiva é causada por danos nas áreas do cérebro que processam os sinais sonoros.

Pode levar o candidato a reprovação as seguintes doenças:

  • Infecções crônicas
  • Otite média crônica
  • Deformidades significativas ou agenesia das orelhas
  • Tímpano ou conduto auditivo
  • Entre outras

Se isso acontecer, será necessário a realização de audiométricos que, serão avaliados pela equipe médica responsável pelo certame.

Doenças mentais

Doenças mentais são aquelas que afetam o funcionamento mental de uma pessoa, podendo causar alterações no comportamento, na forma de pensar e nas emoções. Elas podem ser classificadas em diversos tipos.

Algumas doenças mentais são consideradas graves e podem impedir que a pessoa tenha uma vida normal, logo impedem de assumir um cargo público, entre as principais doenças mentais que reprovam em concurso público estão:

  • Esquizofrenia
  • Transtorno bipolar
  • Depressão grave
  • Transtorno de pânico
  • Entre outras

Doenças neurológicas

As doenças neurológicas são um grupo de doenças que afetam o sistema nervoso central e/ou periférico.

Algumas dessas doenças podem ser consideradas como contraindicações para a participação em concursos públicos. Algumas dessas doenças incluem

  • Epilepsia
  • Esclerose múltipla
  • Parkinson
  • Entre outras demências

 

Assinatura concurso preparatório Gran Cursos Online

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares  podem ser divididas em dois grupos: as doenças isquêmicas e as doenças hipertensivas.

As doenças isquêmicas são aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, causando a redução do fluxo sanguíneo para o coração.

Já as doenças hipertensivas são aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, causando aumento da pressão arterial.

Entre as principais doenças cardiovasculares que reprovam em concurso público, temos:

  • Cardiopatias
  • Hipertensão arterial
  • Entre outras.

Doenças renais

As doenças renais podem ser muito incapacitantes e, por isso, podem impedir que as pessoas sejam aprovadas em concursos públicos.

Elas podem causar insuficiência renal, anemia e outros problemas de saúde que podem afetar a capacidade de alguém de realizar as tarefas exigidas em um concurso público.

Câncer

Câncer é uma doença que pode levar à inaptidão para concursos públicos. A doença pode afetar diversas áreas do corpo, incluindo o cérebro, o que pode prejudicar o desempenho em testes de habilidades cognitivas.

Portanto, qualquer tipo de câncer ativo reprovam o candidato em um concurso público, caso a doença impeça o candidato de realizar todas as atribuições do cargo.

Outros problemas de saúde que reprovam o candidato

Além das doenças que já citamos, existem algumas outras que podem reprovar o candidato no exame médico, entre elas estão:

  • Problemas de deglutição, mastigação e fonação
  • Dificuldades na fala
  • Desvio acentuado de septo nasal
  • Eczemas alérgicos
  • Micoses
  • Expressões cutâneas de doenças autoimunes (exceto vitiligo)
  • Doenças autoimunes;
  • Sorologia positiva para doença de Chagas;
  • Dependência de álcool ou química;
  • Amputação que causa limitação funcional;
  • Qualquer doença sexualmente transmissível;
  • Demais doenças previstas no edital do concurso.

 

Como proceder em casos de doenças em concurso publico

Posso recorrer à justiça devido a eliminação por causa de doenças?

Assim como é cabível em diversos casos judiciais, podemos dizer que é resguardado o direito aos candidatos que se sentirem lesados quando do momento de sua exclusão indevida de um processo por conta de alguma doença que reprova em concurso público.

Dessa forma, recorrer à Justiça é uma medida extremamente importante para garantir os seus direitos.

Como proceder em caso de doenças?

Na Justiça, é possível afirmar que há um direito à isenção de candidatos que se sentem doentes. Isto é, aqueles que sofrem de doenças mentais ou físicas podem solicitar a não participação em um concurso público.

A isenção é um benefício assegurado por lei aos portadores de deficiência, bem como aos candidatos acima de anos, desde que comprovem não ter condições de participar da seleção. A justificativa para a isenção é o impedimento em relação às atividades físicas ou intelectuais exigidas no certame.

Para pleitear a isenção, o candidato deve apresentar laudo médico atestando sua condição e solicitar o benefício junto à organização do concurso. Se aprovado, o candidato será dispensado das provas e não terá seu nome divulgado na lista dos classificados.

Portanto, apresentamos as principais doenças que reprovam em concurso público e que podem impedir o candidato de assumir o cargo, no entanto cabe ao candidato ler o edital da banca para saber os detalhes e quais doenças de fato podem reprovar no exame médico após a aprovação da parte teórica.

Assinatura concurso preparatório Gran Cursos Online

14 comentários em “Doenças que Reprovam em Concurso Público e Impedem de Assumir o Cargo”

    • Olá Samuel, em um dos editais do concurso da PM havia a seguinte informação “hipospádia com acentuado deslocamento do orifício uretral reprova candidatos”, Portanto dependendo do tipo pode sim reprovar, mas como é algo específico recomendamos ver no edital do concurso que vai prestar se existe alguma informação a respeito dessa particularidade.

      Responder
    • A preexistência de doenças não o impede de entrar na Polícia Militar, porém tem situações específicas previstas no edital. Além disso , em concursos militares existe a prova de aptidão física, logo isso poderá sim ser um problema de aprovação caso não consiga os resultados mínimos necessários por conta da sua condição.

      Responder
  1. Tenho problemas de má circulação pois já tive 4 tromboses. Tenho artrite, fibromialgia e SAF. São doenças autoimunes que nunca ou raramente aparecem nos exames. Será que terei sorte de conseguir entrar na área administrativa?

    Responder
  2. Tomo ciclosporina, pois tive uma crise de Sindrome Nefrotica por lesões mínimas, exames atuais normais e dose de medicamento em desmame, pois a síndrome já entrou em remissão completa, tenho laudo médico atestando que não me interfere em nada em nenhum tipo de atividade laboral. Não tenho nenhum sintoma ou incapacidade. De acordo com sua visão, isso pode me prejudicar?

    Responder
  3. Olá, meu noivo passou no concurso do Banco do Brasil na vaga de deficiente, porém ele é fase 4 da doença renal, será que ele consegue assumir na vaga de deficiente ou na vaga geral?

    Responder
  4. Oi, tudo bem? Tenho arritmia cardíaca e sonho em ser policial militar. Essa doença é um empecilho para fazer o concurso??

    Responder
    • Prezado Junior,

      O ideal seria você ler com atenção os últimos editais para ver se existe alguma restrição para situações como a sua, mas vale lembrar que carreiras militares tem o exame físico, o famoso TAF e se sua condição te impede de realizar atividades físicas, então sim, você não conseguirá ser aprovado em todas as etapas do processo.

      Desejamos sucesso em sua jornada!

      Responder
  5. Temho câncer de mama avançado no fígado,uma metástase incurável em tratamento,isso reprova em concurso público federal para assistente administrativo?

    Responder
    • Prezada Angela, se a doença não afetar sua capacidade de trabalho, isso não ocorre a eliminação para cargos destinados a pessoas com deficiência, desde que você deixe claro a sua condição. Porém, se a doença te impede de realizar todas as atribuições do cargo, então sim, você poder ser reprovada!

      Responder

Deixe um comentário